+ -

MENU

82 3311.1500

82 3311.1532

82 9.9137.8378

A vida é o que importa. A Prevenção é a sua melhor escolha.

09/10/2020 às 17h13

Outubro chegou e a gente já recorda as campanhas de alerta quanto ao câncer de mama não é? Muitos acham que é um agravo muito discutido, mas você sabia que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, exceto o de pele não melanoma? Com uma estimativa de 66.280 casos em 2020, o que representa 29,7% de todos os casos e corresponde a um risco estimado de 61,61 novos casos a cada 100 mil mulheres?

Pois é, isso só revela a constante necessidade de se falar em diagnóstico precoce e incentivar as mulheres a conhecerem o seu corpo!

  • Você já se olhou no espelho hoje? Avaliou o que existe de novo? É capaz de identificar uma alteração nas suas mamas, a menor coisinha que apareça?
Muitas vezes na correria da vida, o foco muda e a gente se desconhece, fica aqui então a recomendação: descubra seu corpo, avalie suas mamas uma vez ao mês, evitando aqueles momento pré menstrual, procurando qualquer mudança, desde nódulo, secreção mamilar, assimetria entre elas, qualquer coisa de incomum deve ser um alerta para gente, afinal nós temos um corpinho lindo para amar e cuidar.  

 

Para ajudar na prevenção e diagnóstico precoce existem exames laboratoriais genéticos que oferecem informações valiosas para o seu médico e auxiliam na melhor decisão para a sua saúde. Os testes genéticos BRCA 1 e BRCA 2 são relacionados à Síndrome do câncer de mama e ovário hereditários. Mutações no gene BRCA1 estão mais associadas aos tumores de mama triplo-negativos e maior risco de câncer de ovário. Já as mutações no gene BRCA2 estão mais associadas ao câncer de mama masculino e no câncer de pâncreas.

E não se esqueça, o auto-exame é importante, mas não substitui o exame clínico das mamas e os exames de imagem que seu médico/a irá solicitar para você de forma específica! Então vá a seu ginecologista de forma anual ou sempre que necessário!

E aos rapazes que estão lendo esse post, é importante lembrar que o câncer de mama também pode atingir vocês, então se avaliem, e claro, incentivem suas parceiras, suas mães e todas as mulheres da sua vida!

E fica a lembrança dos fatores de risco que interferem no desenvolvimento da doença: fatores genéticos, hereditários, hormonais, como menopausa tardia ou menarca precoce, obesidade, sedentarismo, exposição à radiação, dentre outros, então se atentem e se cuidem.

Lorena Sampaio Almeida - Enfermeira - Residência em Oncologia - IMIP/UPE

Vanessa Karine Bispo Macêdo – Biomédica – Especialista em Hemoterapia

Faça o exame conosco. Rua Itatiaia, 96 - Farol (Próximo à Praça Centenário) Horário de coleta: Segunda a sexta, das 6h30 às 13h. Para mais informações: (82) 3311-1500 ou 82 9.9137.8378 (whats)  

Referência:

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Estimativa 2020 : incidência de câncer no Brasil. INCA, Rio de Janeiro, 2019.