+ -

MENU

82 3311.1500

82 3311.1532

82 9.9137.8378

Janeiro Branco: por que devemos falar sobre saúde mental

25/01/2022 às 16h51

Esse movimento deve ser abordado em diversas discussões, inclusive no ambiente corporativo e com implantações de ações voltadas para o bem estar dos colaboradores. Porém, é ainda mais fundamental conversar sobre a temática e executar atividades em casa e na escola para que esses ambientes também possam ser emocionalmente saudáveis e estáveis.

Início do janeiro branco e formas de se cuidar

A iniciativa do janeiro branco existe desde 2014 e surgiu como uma quebra de tabus e um olhar mais atento à saúde mental, ou seja, estar em alerta aos sinais e prestar os devidos cuidados em casos de problemas psicológicos, evitando um agravamento do quadro atual de quem nos cerca.

A escolha do mês e da cor trabalhados no janeiro branco não é aleatória. Branco e janeiro são palavras que remetem aos recomeços, já que é o período em que inicia-se as metas para o ano que se inicia. Logo, cuidar do bem estar mental se torna uma pauta específica para ser levada em consideração ao longo do ano.

Normalização do tema 

É preciso normalizar o janeiro branco para assim quebrar barreiras e não ter vergonha de admitir os momentos de fraqueza, assim como qualquer tipo de pressão social de felicidade absoluta e padrões impostos.

Cuidados Necessários 

Quando se fala em transtornos mentais, pouco se aborda sobre prevenção e autocuidado. Então, mais que necessário incluir ao longo de suas rotinas de saúde, visita ao psiquiatra, assim como manter a rotina de exames laboratoriais em dia, entre eles o nível de cortisol.

O autocuidado também é uma peça chave para manter a saúde emocional estável. Por isso, consultas regulares com psicólogos ajudam a lidar com emoções e sentimentos confusos.

Portanto, estejamos atentos aos sinais e ao alerta para a sociedade sobre a necessidade de se discutir a respeito da saúde mental, inicialmente em janeiro, mas também ao longo do ano.