+ -

MENU

82 3311.1500

82 3311.1532

82 9.9137.8378

Prevenção de doenças X alimentação saudável

13/12/2021 às 17h38

Você sabia que alimentar-se bem é uma forma de cuidar da própria saúde? Nosso corpo precisa ser nutrido e não só estar saciado! Alimentos naturais ou minimamente processados devem ser a base nutricional da dieta diária dos indivíduos. Frutas, legumes, verduras, tubérculos (mandioca, batata doce, inhame etc.), ovos, castanhas, frutas secas, carnes resfriadas ou congeladas são itens para uma refeição saudável e equilibrada.

A dica é: deixe de desembalar e passe a descascar!

Entre os produtos processados, muitos contam com adição de sal, açúcar ou alguma outra substância, como queijos, frutas em calda, pães com farinha de trigo, extrato concentrado de tomate. Outros têm somente uma pequena proporção de alimentos naturais e grande quantidade de aditivos químicos, como os embutidos (presunto, linguiça, mortadela, salsicha etc.), sucos em pó, salgadinhos em pacote e refrigerantes.

A alimentação diária com uma ingestão maior de alimentos ultraprocessados pode gerar algumas doenças. Alimentos semi-prontos, com excesso de sal, açúcar, gordura e condimentos, também, contribuem. Pessoas com pré-disposição genética à algum tipo de doença, podem, através da alimentação prevenir o problema.

Tipos de alimentos (Fonte: Ministério da Saúde)

• in natura ou minimamente processados: são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza. Exemplos: frutas, verduras, legumes, cereais como o arroz, farinhas, raízes e tubérculos como a mandioca, grãos como os feijões, carne resfriados ou congelados, ovos, castanhas, e leite pasteurizado; • produtos extraídos de alimentos in natura ou diretamente da natureza: usados pelas pessoas para temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias. Exemplos: óleos, gorduras, açúcar e sal; • processados: produtos fabricados essencialmente com a adição de sal ou açúcar a um alimento in natura ou minimamente processado. Exemplos: legumes em conserva, frutas em calda, queijos e pães; • ultraprocessados: produtos cuja fabricação envolve diversas etapas e técnicas de processamento e vários ingredientes, muitos deles de uso exclusivamente industrial. Com pouca ou nenhuma quantidade de alimento in natura ou minimante processado na composição Exemplos: refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos de pacote e macarrão instantâneo.

Existe o prato ideal? Segundo o Ministério da Saúde em parceria com o Hospital do Coração (HCor), o prato ideal é o que equilibra os tipos de alimentos dos grupos verde, amarelo e azul.

No grupo verde, composto por alimentos cardioprotetores, estão os que mais contêm vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes (verduras, frutas, legumes, leite e iogurte desnatados ou semidesnatados etc.). Não fazem parte desse grupo nutrientes como gordura saturada, colesterol e sódio, que podem prejudicar o coração. Eles fornecem vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

Alimentos do grupo amarelo podem ser consumidos moderadamente, como pães, cereais, óleos vegetais e farinhas. Como fornecem energia para as atividades do dia a dia, devem ser mantidos na dieta em menor quantidade, uma vez que garantem minerais, vitaminas, calorias, sal e gorduras. Carnes, queijos brancos e amarelos e manteiga são itens do grupo azul. Fontes de gordura saturada, sal e colesterol, esses alimentos podem ser prejudiciais ao coração.

No grupo vermelho, não recomendado para uma alimentação saudável, estão itens como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote, sucos industrializados, refrigerantes, achocolatado em pó, sorvete, molhos industrializados, nuggets e achocalatados em pó, por exemplo. Esses alimentos devem ser evitados, pois contam com aditivos químicos como conservantes, estabilizantes, corantes, edulcorantes e aromatizantes.

Uma alimentação balanceada aumentará suas chances de ter uma vida longa e saudável. Procure manter seus exames em dias, acompanhando quando é preciso fazer qualquer ajuste na sua alimentação.