+ -

MENU

82 3311.1500

82 3311.1532

82 9.9137.8378

Rosa é a cor da prevenção

02/10/2019 às 10h12

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama atinge mais de 50 mil mulheres todos os anos no Brasil. As chances de cura para os casos descobertos precocemente são em média de 88.3% e aproximadamente 30% dos casos podem ser evitados com hábitos saudáveis. Uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas regulares são fatores determinantes para se proteger contra qualquer tipo de câncer. O excesso de gordura abdominal também é outro fator de risco que aumenta em 74% o risco de desenvolver a doença.

A mamografia é, sem dúvidas, o método mais seguro para saber se há a presença de nódulos que podem ser malignos. Porém, existem alguns sinais que merecem atenção. A organização Worldwide Breast Cancer elencou os 12 sintomas comuns que se manifestam nos pacientes de câncer de mama:

1. Pele grossa e presença de nódulos

2. Covinhas nas mamas

3. Mamilos e aréolas com aspecto rugoso

4. Mamas vermelhas e quentes

5. Secreções

6. Feridas na pele

7. Caroços elevados

8. Mamilo retraído

9. Veias crescentes

10. Mudança no formato ou tamanho das mamas

11. Aspecto de casca de laranja

12. Nódulos

Vale reforçar que, muitos dos sintomas podem aparecer e não estarem ligados ao câncer de mama. Procure ajuda médica em caso de recorrência de um ou mais sinais.

Segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, 30% do casos podem ser evitados com hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas regulares e alimentação balanceada. Além disso, as mulheres de todas as idades devem realizar o autoexame uma vez por mês fora do período menstrual; a mamografia, principalmente depois dos 40 anos, é obrigatória.

No entanto, sabemos que ainda há o risco hereditário associado ao câncer de mama que contribui para a ocorrência da doença, os genes associados são o BRCA-1 e o BRCA-2. A presença de mutações em algum destes dois genes é suficiente para que os indivíduos portadores apresentem um risco acumulado maior ao longo da vida para desenvolver câncer de mama. A realização do exame laboratorial oferece uma oportunidade de que o paciente tenha um olhar diferenciado no cuidado médico e consiga efetivar medidas preventivas com maior eficiência. Pensando nisso o HEMOPAC oferece durante todo o mês de outubro como exames promocionais o BRCA1 e o BRCA2.

Consulte sempre o médico.

Faça o exame conosco.

Rua Itatiaia, 96 - Farol (Próximo à Praça Centenário)
Horário de coleta: Segunda a sexta, das 6h30 às 13h.

Para mais informações:

(82) 3311-1500 ou

botao-whats-site

(Fonte: Dicasdemulher.com.br e Worldwide Breast Cancer)