+ -

MENU

82 3311.1500

82 3311.1532

82 9.9137.8378

Conheça 8 benefícios de manter-se hidratado

10/01/2022 às 16h06

Porque precisamos manter o nosso corpo hidratado? Você já teve essa curiosidade? Segundo especialistas, o corpo humano é composto aproximadamente 60% de água. Com essa informação da pra perceber porque é tão importante cuidar da sua hidratação.

Para nossas funções básicas é extremamente importante manter o nível de hidratação adequado. Cada célula que compõe o corpo humano necessita de água para viver e cumprir suas funções.

Devemos entender por hidratação a ação de absorver líquidos por diversos meios, de forma contínua e permanente. Isso faz parte da reposição de fluídos que o corpo utiliza em vários tipos de atividades.

E, finalmente, quais são os benefícios de manter-se hidratado?

  1. Para o cérebro - facilita a oxigenação das células cerebrais e permite que o cérebro realize suas ações. A desidratação no cérebro pode causar problemas sérios de saúde.
  2. Para as células – A hidratação nas células é essencial para um transporte eficiente de carboidratos, vitaminas, minerais, proteínas, entre outros nutrientes essenciais, assim como a oxigenação celular adequada. A hidratação adequada também facilita na eliminação de toxinas e resíduos acumulados
  3. Para o trato digestivo – facilita a passagem de nutrientes para o sangue e, após isso, sua distribuição nas células, facilitando a digestão dos alimentos.
  4. Para o coração – auxilia na manutenção da pressão arterial nos limites normais.
  5. Para os rins – a hidratação feita de maneira correta é essencial para o bom funcionamento dos rins, já que eles eliminam os resíduos do corpo através da urina, além de serem o órgão responsável por controlar o nível de água do corpo.
  6. Para os músculos e articulações – atua como lubrificante da estrutura de músculos e articulações.
  7. Para a pele – ajuda na preservação da flexibilidade, maciez e cor adequada da pele.
  8. Para a temperatura corporal – ajuda a regular a temperatura corporal. Se ela subir, o corpo perde líquido, utilizando os processos de transpiração e evaporação do suor.

BÔNUS

Quais os sinais que você está desidratado?

Algumas atividades simples podem ser alteradas quando estamos desidratados. Veja alguns sintomas que podem apontar que você está desidratado:

  • Cansaço;
  • Fome ou ganho de peso;
  • Falhas no sistema circulatório;
  • Constipação;
  • Retenção de líquidos;
  • Déficit de atenção e memória;
  • Mau hálito;
  • Baixo desempenho atlético.

É importante estar atento a quantidade de líquido ingerido. A qualidade dessa ingestão faz referência aos nutrientes que são fundamentais para uma hidratação completa, melhorando o funcionamento do organismo nos mais variados propósitos.

Lembre-se de que as necessidades de líquidos podem variar dependendo dos seus hábitos e saúde. Consulte seu médico se tiver dúvidas.