+ -

MENU

82 3311.1500

82 3311.1532

82 9.9137.8378

Hemopac conquista acreditação pela ONA

25/02/2022 às 17h38

O Hemopac foi aprovado, no último dia 16 de dezembro, na auditoria da certificação ONA nível 1. O processo de acreditação, começou em 14 de outubro, com uma auditoria de pré-certificação, onde fomos avaliados como aptos a passar pela auditoria de certificação para o nível 1. Sendo uma empresa que preza sempre pela qualidade, após a auditoria, foi identificado que não possuíamos nenhuma não conformidade sistêmica tornando a empresa apta a auditoria para a certificação de nível 1.

A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e segurança da assistência no setor de saúde. É de suma importância para a instituição, já que garante que todos os serviços estão sendo ofertados com qualidade e prezando a segurança do paciente e colaboradores em todos os processos.

Para Dra. Izaura Maria Costa Alves Pinto, diretora do Hemopac, “a acreditação dá ao nosso cliente mais confiança, pois nos fornece um certificado de qualidade de gestão e técnica, visando a segurança do paciente, que é o foco da acreditação nível 1, envolvendo desde o cadastro até a saída da empresa”.

Realizado de forma voluntária e reservada, o método de avaliação para acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui, essencialmente, um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviço de saúde e revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua.

Para saber se atende aos requisitos exigidos de qualidade do manual da ONA a instituição deve realizar periodicamente auditorias internas, implantar políticas, instruções, normas internas e evidenciar que atende todos os requisitos exigidos.

A metodologia ONA é a única no país que acredita em três diferentes níveis, o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.

Para participar da acreditação, a organização precisa estar atendendo minimamente os requisitos de elegibilidade exigida pela ONA, que são:

- Estar funcionando há pelo menos 1 ano;

- Possuir alvará de funcionamento;

- Possuir alvará sanitário;

- Possuir responsável técnico.

A acreditação ONA é a única no país com certificação em 3 níveis, o que permite avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de saúde. Sendo eles:

Nível 1 – Acreditado: A organização cumpre ou supera em 70% ou mais os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Essa fase possui certificado válido por 2 anos.

Nível 2 – Acreditado pleno (essa fase possui certificado válido por 2 anos): a organização precisa atender 2 critérios:

  1. Cumprir ou superar em 80% ou mais os padrões de qualidade e segurança;
  2. Cumprir ou superar em 70% ou mais os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

Nível 3 – Acreditado com excelência (essa fase possui certificado válido por 3 anos): A organização precisa atender 3 critérios:

  1. Cumprir ou superar em 90% ou mais os padrões de qualidade e segurança;
  2. Cumprir ou superar em 80% ou mais os padrões de gestão integrada;
  3. Cumprir ou superar em 70% ou mais os padrões ONA de excelência em gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

Qualidade é sinônimo de confiança e com a colaboração de todos poderemos alcançar objetivos grandiosos dentro de nosso segmento. O benefício é coletivo e será através do empenho de vocês, fazer com que a Acreditação consolide o nosso nome, tradição e o nosso trabalho.