+ -

MENU

82 3311.1500

82 3311.1532

82 9.9137.8378

Importância do Mapeamento genético

18/01/2022 às 15h21

A cada ano que passa vemos uma popularização maior dos exames de DNA. E o que motiva muitas pessoas a fazerem esse tipo de teste é descobrir se são propensos a doenças mais graves, saber quais são de origem familiar e se anteciparem a prevenção e tratamento de algumas delas. Porém, muito além disso, o mapeamento genético é capaz de detectar características específicas das pessoas, com isso ajustar a melhor alimentação, o melhor tratamento físico e até mesmo fazer identificação de questões emocionais e psicológicas.

Esse tipo de exame pode te ajudar de várias maneiras a cuidar da sua saúde. Nós separamos 5 maneiras para você entender melhor os benefícios do exame:

  1. DNA pode ser usado como ferramenta de autoconhecimento

O resultado do exame vai te entregar informações personalizadas, ela é uma ferramenta para conhecimento do seu código genético, o que te oferece a oportunidade de ter uma melhor qualidade de vida.

  1. Prevenção à doenças graves

A descoberta de propensão à doenças graves permite um tratamento preventivo a elas, aumentando a chance de cura ou até evitar a instalação da doença.

  1. Ajuda em questões psíquicas

O exame ajuda no diagnóstico precoce ou mesmo a previsão e identificação de fatores psíquicos e/ou psicológicos, sendo exemplos: vulnerabilidade ao estresse, sensibilidade à dor e questões ligadas à memória e atenção, e também distúrbios neurológicos que incluem: propensão a Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Alzheimer ou Doença de Parkinson, Depressão e Ansiedade, além de possíveis suscetibilidades ao alcoolismo e outras dependências.

  1. Alimentos e exercícios físicos melhores para o seu código genético

O DNA entrega informações preciosas sobre como nosso organismo funciona e quais as melhores práticas de exercícios e tipos de alimentos para nosso corpo. Por ser um exame personalizado, com os dados fornecidos é possível identificar o metabolismo de diversas vitaminas e gorduras, resistência atlética, predisposição a lesões musculares, hábitos alimentares e prevenir doenças como diabetes, colesterol alto e hipertensão.

  1. Exame para vida toda

A maioria dos exames precisam de uma regularidade em um período de seis meses ou um ano, por exemplo. O exame de mapeamento genético é realizado apenas uma vez e tem seu prazo vitalício.

Uma informação importante é que: o ideal é uma revisão anual ou a cada dois anos, pois frequentemente são publicados artigos científicos e alguns marcadores genéticos são alterados.

Ainda não tem o seu? Consulte seu médico e veja a possibilidade de fazê-lo!

Com informações de Revista Newslab