+ -

MENU

82 3311.1500

82 3311.1532

82 9.9137.8378

Como tá sua vitamina D?

30/12/2021 às 15h47

Entre os principais benefícios da vitamina D, os mais comuns estão relacionados à imunidade. É unânime que os médicos indicam dosagens de banho de sol, em horários adequados, para tratamento de doenças autoimunes, assim como fortalecer o sistema de defesa do nosso corpo.

Também chamada de vitamina do sol, recebe este nome porque para aproveitar todos esses benefícios é preciso tomar de 15 a 25 minutos de sol, sem protetor solar, entre 7h e 10h ou após as 16h.

Curiosidades e os 5 benefícios da Vitamina D

Através de suplementos também é possível ter acesso à vitamina D, mas estes só devem ser recomendados pelos médicos, após diagnóstico laboratorial e observação dos sintomas como: dores e fadiga muscular, dor nos ossos, sensação de cansaço e espasmos.

A alimentação rica em proteínas como carne vermelha, atum, ovos, cogumelos, salmão, tofu, leite de soja e outros alimentos como vagem, abóbora, arroz e azeite de oliva garantem dosagens de vitamina D para o nosso corpo, enquanto o sol ajuda na absorção.

Dando início aos benefícios da vitamina D, vamos falar sobre como o cérebro, órgão principal do nosso corpo, é um dos mais beneficiados do organismo. A conclusão foi baseada em um estudo, da Universidade de Exeter (Reino Unido), que apresentou o seguinte resultado: em "voluntários com níveis iguais ou inferiores a 25 ng/mL de vitamina D no organismo tinham 2,25% mais riscos de desenvolver doenças neurodegenerativas”, segundo a fonte.

Além disso na lista estão elencados outras vantagens de consumo da vitamina do sol, abaixo:

Melhora depressão

A confirmação deste fato no Brasil teve início nos estudos ainda em 2013, onde pesquisadores reuniram mais de 14 estudos dessa correlação e avaliaram os mais de 30 mil casos relatados. O diagnóstico unânime concluiu que pessoas depressivas apresentam índices baixos de vitamina D no organismo, assim como, o inverso: quem possui baixas dosagens de vitamina D está mais suscetível a desenvolver o mal do século.

Ajuda no controle da pressão arterial

A hipertensão pode ser causada por diversos fatores e o diagnóstico médico é fundamental. Alguns estudos de 2015 associaram a falta da vitamina do sol à doença devido ao número de casos, onde havia um desequilíbrio da vitamina e o aumento da pressão. Mas, atenção, o uso de suplementação e banho de sol não são suficientes para solucionar o controle da pressão alta, é necessário adquirir hábitos saudáveis assim como acompanhamento médico.

Mantém o equilíbrio ósseo

A vitamina D é fundamental para ajudar o organismo na absorção de cálcio e fósforo e isso por si já explica o porquê de manter o equilíbrio ósseo. Afinal, o papel do mineral (cálcio) é responsável por reconstruir e manter as células ósseas saudáveis e quando associados a vitamina D diminui o risco de fraturas.

Tonifica os músculos

Quando se fala em fibra muscular e os benefícios da vitamina D, imediatamente destacamos a formação delas e a recuperação em caso de lesões. Afinal, a vitamina é responsável por constituir e regenerar tecidos, assim como faz com os ossos. Ideal para quem é praticante assíduo de atividades que requerem força muscular, tanto para criar massa quanto para ajudar na prevenção de machucados.

Saúde gestacional

A deficiência da vitamina D durante a gestação está associada ao aumento de risco de pressão alta e também diabetes gestacional. Quando absorvida no início da gestação, cria condições favoráveis para o embrião ser bem aceito pelo organismo, assim como ao nascimento de bebês livres de baixo peso ou pequenos para a idade gestacional.

O sol é fonte de vida e saúde, além de ser um dos melhores aliados para aproveitar o verão. Mas lembre-se que nada em excesso faz bem e o ideal é manter as rotinas de consultas médicas e exames laboratoriais em dia, entre eles o hemograma que consulta os níveis de vitamina D dentro do organismo. Converse com seu médico!