A Doação Autóloga
08/02/2021 às 18h22
08/02/2021 às 18h22
A transfusão autóloga ou autotransfusão é um método de reposição sanguínea na qual o sangue do próprio paciente é coletado e processado em componentes. Este tipo de doação consiste em coletar, antes de uma cirurgia, o sangue do paciente que vai ser operado para utilização no ato cirúrgico se necessário.
Com a doação autóloga, o paciente vai receber seu próprio sangue diminuindo o risco de eventual contaminação numa transfusão. O procedimento de doação autóloga dependerá da solicitação do médico assistente e requer a aprovação do médico hemoterapeuta. A liberação das bolsas de sangue somente é feita para o respectivo doador e hospital onde será realizada a cirurgia.
Um dos tipos de autotransfusão que oferecemos é a autotransfusão de pré-depósito: consiste na pré-coleta do sangue do paciente para que, em um momento posterior, o mesmo seja reintroduzido no paciente caso este necessite. A programação deste tipo de autotransfusão é realizada uma pré-coleta múltipla iniciada de no mínimo três dias antes da data programada da cirurgia.
São contra indicações absolutas para doação autóloga: