+ -

MENU

82 3311.1500

82 3311.1532

82 9.9137.8378

A sua doação de plaquetas pode salvar vidas

10/10/2022 às 22h01

A doação de plaquetas por aférese, trata-se da separação dos componentes do sangue por centrifugação, por meio de um equipamento automatizado. Na aférese, apenas as plaquetas são coletadas, e o restante dos componentes é devolvido ao doador pelo mesmo acesso venoso.

Nesse tipo de procedimento, a quantidade de plaquetas coletadas equivale a oito doações tradicionais de sangue.

A plaqueta é essencial na coagulação do sangue. São as plaquetas as responsáveis por interromper os sangramentos de cortes e feridas, por exemplo. Quando um vaso sanguíneo sofre um rompimento, as plaquetas se concentram no local da lesão e a cobrem, como uma espécie de tampa. Ao mesmo tempo, atraem outras plaquetas para o local. As plaquetas liberam substâncias que formam um coágulo, estancando o sangramento.

Existem casos de pessoas com baixa contagem de plaquetas no sangue. Isso pode provocar sangramentos espontâneos.

O concentrado desse componente é importante principalmente no tratamento de pacientes com câncer, em transplantes, nas cirurgias cardíacas, onde a necessidade de transfusões é grande.

Tem dúvidas sobre esse tipo de procedimento? Confira algumas perguntas frequentes abaixo:

Como é feita a doação de plaquetas?

O sangue é retirado da veia de um dos braços, como na doação convencional. A diferença é que o sangue passa por um equipamento que retém parte das plaquetas e retorna para o doador, com todos os outros elementos. Esse processo é feito de forma segura com material descartável e livre de contaminações. Esta doação, que deve ser agendada com antecedência, dura cerca de uma hora e meia.

Quem pode doar plaquetas?

Pessoas com idade entre 18 e 69 anos; que pesem mais que 50 quilos; estejam em boas condições de saúde; e não façam uso de ácido acetilsalicílico (AAS) e anti-inflamatórios podem doar plaquetas.

O que é necessário para doar plaquetas?

É necessária a apresentação de um documento de identificação oficial com foto, estar alimentado antes da doação de plaquetas (evitando apenas alimentos gordurosos), ter realizado, pelo menos, uma doação de sangue nos últimos 6 meses e ter disponibilidade de, pelo menos, uma hora e meia para a doação.

Quem não pode doar plaquetas temporariamente?

Pessoas que estiverem gripadas ou com febre, diarreia, uso de anti-inflamatórios; que ingeriram bebida alcoólica no dia da doação e mulheres grávidas ou até três meses após o parto.

Quem está impedido de doar plaquetas?

Os doadores serão avaliados pelos mesmos critérios da doação de sangue. Além desses critérios mulheres com 3 ou mais gestações (aborto também conta) não podem doar plaquetas.

Fonte: Ministério da Saúde, Hemocentro de Brasília e Agência Brasil