+ -

MENU

82 3311.1500

82 3311.1532

82 9.9137.8378

Fevereiro laranja conscientiza sobre leucemia e doação de medula óssea

18/02/2022 às 17h00

Com informações de gov.br

O segundo mês do ano é dedicado à campanha Fevereiro Laranja, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea.

A leucemia é um tipo de câncer que causa o crescimento acelerado e anormal nas células do sangue, responsáveis pela defesa do organismo, os leucócitos. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam as chances de cura.

E, quais são os primeiros sintomas? Anemia, cansaço e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecção, febre, hematomas e sangramentos espontâneos, podem aparecer como sinal da doença.

Exames laboratoriais, como o hemograma, assim como exames de bioquímica, de coagulação, além de mielograma, imunofenotipagem e cariótipo, que são os exames de medula óssea ajudarão a fechar o diagnóstico.

Fevereiro Laranja

A cor laranja foi escolhida como símbolo da importância em se tornar um doador de medula óssea.

Os requisitos para quem pode ser doador de medula óssea no Brasil foram alterados pelo Ministério da Saúde, em 2021. O Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) divulgou que essas mudanças aconteceram para que os critérios brasileiros estejam de acordo com os internacionais e para beneficiar os pacientes que aguardam pelo transplante.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os critérios para quem pode doar medula óssea são:

-    Ter boa saúde.

- Não apresentar doenças infecciosas, hematológicas, doenças neoplásicas (câncer) ou do sistema imunológico.

-   Ter menos de 60 anos. Ou seja, a pessoa deve se voluntariar com, no máximo, 35 anos, mas ficará no registro até os 60. Esse limite já existia anteriormente, sendo que após essa idade, o cadastro é excluído.

As mudanças nos requisitos de doação levaram-se em conta evidências científicas que demonstram que o transplante de medula óssea tende a ter um melhor resultado quando o doador é mais jovem. Por esse motivo, registros no mundo todo tem como limite de idade entre 30 e 40 anos.