+ -

MENU

82 3311.1500

82 3311.1532

82 9.9137.8378

Saúde da mulher: conheça os principais exames preventivos

16/05/2022 às 14h52

De acordo com o Ministério da Saúde, as mulheres realizam cerca de seis vezes mais exames preventivos que os homens. A prevenção é o caminho de uma vida mais saudável. Muitas doenças, consideradas sérias, podem ser evitadas por meio de exames preventivos. Precisamos estar atentos a qualquer tipo de alteração no funcionamento do nosso corpo e entender quando é necessária uma ajuda médica especializada.

Exames menos específicos, também, devem ser feitos! Entre eles estão: verificações do índice glicêmico, colesterol, triglicerídeos, creatina (que avalia a função renal), TGO e TGP (que avaliam o funcionamento do fígado), hemograma e exame de urina.

Controlar o peso e fazer exercícios físicos são outros hábitos importantes, assim como, uma alimentação balanceada, já que a obesidade pode causar desequilíbrio no funcionamento de alguns órgãos, favorecendo o aparecimento de algumas doenças.

Separamos alguns exames específicos para a mulher, que podem ajudar você a cuidar melhor da sua saúde.

• Mamografia – deve ser feita a partir dos 40 anos e é importante para detectar o câncer de mama.

• Exames preventivos ginecológicos ¬– é conjunto de análises feitas pelo ginecologista nas consultas de rotina, que observa das condições da vulva, vagina, colo do útero e das mamas, a partir daí sendo possível ao médico solicitar exames mais específicos ou não para conclusão de diagnóstico.

• Exames preventivos: Papanicolau – esse exame faz análise das células do colo do útero para detectar possíveis alterações. Deve ser realizado por mulheres que possuem vida sexual ativa, uma vez ao ano.

• Colposcopia – mais um exame dos preventivos para saúde da mulher, esse tem o objetivo de avaliar áreas como a vulva, vagina e colo do útero. É um dos exames que auxiliam principalmente na detecção de tumores, verrugas genitais, inflamações, pólipos no útero e outros tipos de alterações. Pode ser solicitado como exame de rotina ou complementar.

• Ultrassonografia transvaginal – é um exame de rotina que, através de imagem, vê claramente toda a região pélvica, podendo ajudar a esclarecer e avaliar qualquer alteração na região.

Atenção!!!! Se já está em tempo de você fazer seus exames de rotina não deixe de nos visitar! O laboratório Hemopac nesse mês está com pacote especial de Outubro Rosa, para os exames: BRCA 1 e 2 (para saber se o câncer é hereditário); Painel DST, detecção por PCR; Citologia; Citologia em meio líquido; entre outros. Para maiores informações WhatsApp: 82 9.9137.8378