+ -

MENU

82 3311.1500

82 3311.1532

82 9.9137.8378

Sobre

O Banco de Sangue Osvaldo Calado nasceu em 1972, fundado pelo Dr. Osvaldo Barbosa Calado e pela Dra. Marlene de Barros Calado, com a proposta de fornecer serviços hemoterápicos de qualidade na cidade de Maceió. Sua propriedade, no entanto, foi transferida para a sociedade formada pelas médicas hemoterapeutas Izaura Maria Costa Alves Pinto, Maria Salete Pedrosa Ferreira e Nadja Tenório Marinho em 1980. Com apenas nove anos de mercado, o serviço avança e é implantada uma Agência Transfusional no Hospital do SESI, atual Memorial Arthur Ramos, em Maceió.

Com a perspectiva de mercado se ampliando para a área de Análises Clínicas e visando estender seu atendimento à saúde, eis que surge, em 1992, o nome fantasia HEMOPAC – Hemoterapia e Patologia Clínica de Maceió, que passou a ser, além de Banco de Sangue, Laboratório de Patologia Clínica.

Em 1998, implantou-se uma Agência Transfusional no Hospital Unimed e no mesmo ano, um laboratório no bairro do Tabuleiro em Maceió. Um ano depois entrou em funcionamento uma Agência Transfusional no Hospital Sanatório. Em 2002, um novo laboratório foi inaugurado no bairro da Ponta Verde.

Além da abertura de mais um ponto de coleta no bairro da Gruta de Lourdes, em 2003, foi iniciado o programa de interiorização pelo Município de Atalaia, onde foi instalado um ponto de Coleta. Outros municípios encaminham amostras para exames no HEMOPAC pelo Sistema Único de Saúde –SUS. Em novembro de 2005, foi aberto mais um local de coleta localizado no PAM de Bebedouro que atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde. Em 2011, novo ponto de coleta foi aberto na Clínica GURI, no bairro da Cambona.

Contando em sua estrutura funcional com Médicos, Enfermeiras, Biólogos, Biomédicos, Assistente Social, Recepcionistas, Auxiliares Administrativos, Auxiliares de Laboratório, Técnicos de Laboratório, Técnico Administrativo, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Serviços Gerais.

Missão

Oferecer soluções em medicina transfusional e laboratorial de forma humanizada com tecnologia, segurança e precisão.

Visão

Estar entre as melhores empresas de Alagoas, pela excelência dos serviços de Patologia Clínica e Hemoterapia com gestão profissionalizada e sustentabilidade financeira.

Valores

  • Humanização no cuidado com o cliente;
  • Precisão no que fazemos para satisfação dos clientes;
  • Trabalho em equipe com respeito às individualidades;
  • Compromisso com a qualidade;
  • Indignação e pró-atividade;
  • Transparência nos relacionamentos.

Política de Qualidade

Hemoterapia e Patologia Clínica com alta tecnologia, para satisfação das partes interessadas, visando à melhoria contínua dos processos, produtos e serviços.

Nossos Objetivos

  • Garantir a qualidade dos nossos produtos e serviços;
  • Desenvolver ações motivacionais para melhoria do clima da organização:
  • Buscar a adequação da estrutura organizacional e dos procedimentos e práticas, tornando a gestão dos negócios mais ágil, eficiente e sustentável;
  • Desenvolver programas de educação continuada visando agregar capital intelectual e técnico;
  • Assegurar o atendimento às necessidades e expectativas das partes interessadas no que concerne à qualidade, quantidade e prazos pactuados.

Qualidade

O HEMOPAC  conquistou com anos de trabalho e muito esforço a qualidade e a segurança dos nossos serviços, focando na satisfação plena dos seus clientes.

O uso das boas práticas de gestão e relacionamento entre todas as partes interessadas possibilita maior desenvolvimento e serve como forte evidência na busca de maior competitividade no mercado, a otimização dos processos e sua sustentabilidade.

O HEMOPAC participa efetivamente dos ensaios laboratoriais de proficiência da SBPC/ML - Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial - através da CONTROLLAB (Proficiência Clínico, Hemoterapia e ótimo desempenho de exames listados), AEQ (Avaliação Externa da Qualidade) em Sorologia da Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, que garante a confiabilidade dos nossos resultados.

E, como a melhoria dos processos, produtos e serviços é contínua, o HEMOPAC segue rumo à acreditação, ONA (Organização Nacional de Acreditação).

Campanhas de Doação

Para estimular a doação voluntária e com o intuito de manter o banco de sangue sempre abastecido, o Hemopac e parceiros desenvolvem periodicamente campanhas de doação de sangue entre cidadãos, médicos e colaboradores da área de saúde. A doação pode ser feita durante o ano com dia e horário marcado e divulgado com antecedência pelos nossos canais de comunicação online (redes sociais e site) nos seguintes locais:

  • Hospital Memorial Arthur Ramos
  • Hospital Unimed Maceió
  • Hospital Geral Sanatório
Programa de Fidelização

A doação de sangue é um dever do cidadão consciente de que a doação não é apenas um ato de solidariedade, mas sobretudo, um ato de cidadania. Por isso, o Hemopac incentiva a prática voluntária de doação de sangue com o Programa de Fidelização, prestando homenagens aos doadores de acordo com o número de doações nos últimos meses e atendendo as seguintes categorias:

  • Diamante

    Homem: 8 doações nos últimos 24 meses (2 anos)

    Mulher: 6 doações nos últimos 24 meses (2 anos)

  • Ouro

    Homem: 4 doações nos últimos 12 meses (1 ano)

    Mulher: 3 doações nos últimos 12 meses (1 ano)

  • Prata

    Homem: 3 doações nos últimos 12 meses (1 ano)

    Mulher: 2 doações nos últimos 12 meses (1 ano)

  • Bronze

    Homem: 2 doações nos últimos 12 meses (1 ano)

    Mulher: 1 doações nos últimos 12 meses (1 ano)

Programa de Estágio

O Hemopac mantém convênios com diversas instituições de ensino técnico e superior de Maceió, onde oferece estágios nas áreas técnicas e administrativas. Atualmente temos os seguintes parceiros:

  • Cesmac
  • Centro Universidade Tiradentes (Unit)
  • Centro Técnico de Saúde Santa Bárbara
  • Escola Técnica Residência Saúde
  • Faculdade da Cidade de Maceió (Facima)
  • Senac
Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS)

O Hemopac foi um dos primeiros serviços de saúde em Alagoas a realizar o descarte correto de resíduos contaminados. Atualmente, possui uma equipe interna que trabalha a separação do lixo, em parceria com a D’Proteção, sob supervisão da engenheira ambiental Roseane Silva Barros.

Dentro de uma empresa de saúde a separação do lixo comum, do lixo reciclado e do lixo contaminado é importante porque promove a redução de resíduos sólido, preserva o meio ambiente, despertar a consciência ambiental e estimulam medidas eficientes para prevenção de acidentes.

Certificações
  1. PROFICIÊNCIA CLÍNICO E ÓTIMO DESEMPENHO DE EXAMES LISTADOS
  2. PROFICIÊNCIA EM SOROLOGIA
  3. INDICADORES LABORATORIAIS
  4. PARTICIPAÇÃO CONTÍNUA NO ENSAIO DE PROFICIÊNCIA DE HEMOTERAPIA
  5. CERTIFICADO DE INDICADORES E BENCHMARKING LABORATORIAIS

Fotos e gráficos